Imprimir

HISTÓRICO DA SEARA

O Serviço de Evangelização e Assistencial de Restauração Ágape, cuja sigla é SEARA, foi estabelecida para dar o apoio jurídico ao projeto de plantação de igrejas e, portanto, tem se caracterizado como uma das únicas entidades dos Irmãos no Brasil com essa ênfase: plantação de igrejas e consolidação da obra, por meio de uma equipe missionária.

 

Para consolidar esse processo de plantação de igrejas e especialmente através da educação, em 1995 adquiriu um terreno medindo 2000 m2, na Rua Mirassol, esquina com a Rua Jardim do Éden, bairro Planalto, Natal-RN, para construção de uma estrutura que abrigasse uma escola de educação infantil e ensino fundamental e, além disso, servir como base missionária da SEARA, onde também funcionará um Instituto Bíblico e alguns projetos sociais.

 

Em 1997, através do Dr. Ronaldo de Oliveira Teixeira e o Engº Marcilio Dantas, chegamos até a Arquiteta Anete Vale de Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cuja pessoa elaborou e nos doou um lindo projeto que contemplasse os compartimentos da referida estrutura. De posse do projeto, iniciamos pela fé, a construção da obra, edificando o alicerce e erguendo as paredes de 3 salas e os banheiros.

 

Em 2004, fizemos o alicerce das demais dependências e levantamos todas as paredes de todas as dependências do projeto e em maio de 2008, construímos a laje de toda estrutura. A construção da base missionária está na fase de cobertura, instalação elétrica e acabamento. Para isso estamos aguardando os suprimentos dos recursos.

 

Como base missionária essa estrutura que ainda está em construção, completando este ano 10 anos de seu início, abrigará:

 

1)  Escola Bíblica McNair – Cursos por Correspondência, para atingir pessoas e ou cidades dos estados do Nordeste, objetivando uma evangelização à longa distancia e ter os alunos salvos pelo Senhor como contatos para iniciarmos novas igrejas.

2)  Instituto Bíblico McNair – Curso de 3 anos, objetiva para preparar aqueles que o Senhor tem separado à Sua obra para atender as necessidades das cidades sertanejas do Nordeste. Como parte embrionária deste projeto, a SEARA já oferece desde 2007, o FORPEL – Formação Permanente de Lideres, que consiste de um treinamento por extensão, com aulas presenciais mensais. Os alunos são irmãos das diversas igrejas já estabelecidas ao longo dos 16 anos.

3)  Treinamento dos Impactos Evangelísticos através dos PROMINEs - Projeto Missionário do Nordeste, que objetiva formar equipes de jovens e adultos.

4)  Conferências Bíblicas e de apoio aos moradores do bairro com projetos sociais.

5)  Escola Comunitária de Música, que funciona desde 2004, para alcançar as crianças, adolescentes e jovens em situação de risco, residentes no carente bairro do Planalto.

 

O PROJETO DE PLANTAÇÃO DE IGREJAS

Inicio em maio de 1994, com Celso Luiz Castro e família.

 

v  Iniciamos nossa investida pelo sertão, no povoado de Santo Antônio da Cobra, município de Parelhas, a 242 km de Natal, uma comunidade de 1000 pessoas, onde trabalhamos por 4 anos. Por falta de apoio financeiro para alugar ou adquirir uma propriedade para uma Casa de Oração, deixamos de neste local em janeiro de 1998.

 

v  Em julho de 1994, começamos visitar Vila, na Serra de Santana, que em 1996 emancipou-se politicamente com o nome de Tenente Laurentino Cruz, distante a 238 km de Natal, onde não havia igreja evangélica. Em 16 de abril de 2000, inauguramos a primeira Casa de Oração construída no sertão. Não podemos deixar de mencionar o empenho incansável do irmão Edmilson de Oliveira, na construção desta casa de oração, pois na época ainda era novo convertido. Nessa ocasião, a congregação local recebera como obreiros, iniciando seu ministério, os irmãos Joneri Gonçalves e Soeli da Luz Lima, cujas vidas tiveram seu ministério reconhecido e recomendado à obra do Senhor em Outubro de 1999 pela Igreja Cristã Evangélica no Planalto, igreja gestora do projeto de plantação de igrejas.

 

v  Em Janeiro de 1995, iniciamos outro desafio, desta feita na cidade de Cruzeta, a 230 km de Natal, época em que adquirimos uma casa na COHAB. Oito meses após o inicio, entregamos o trabalho aos obreiros Juber e Carmelita Pinto, que assumiram a responsabilidade deste trabalho. Este trabalho, foi feito por este irmão, uma congregação da Igreja de Deus em S. Torquato, Vila Velha–ES, desligando-se assim do ministério SEARA. Hoje há ali uma igreja florescente igreja.

 

v  Em maio de 1996, começamos a visitar a cidade de Riachuelo, entrada do sertão potiguar, a 76 km de Natal, tendo como contato a irmã Maria Nilva, recém-convertida, que retornava à sua cidade natal, vindo de Ribeirão Preto-SP. Em 2004 conseguimos adquirir um terreno e iniciamos a construção da casa de oração.

 

v   Em Junho de 1996, através da irmã Maria Nilva, iniciamos um contato com seus familiares na cidade de Extremoz, da grande Natal. No inicio, tivemos a participação dos irmãos Fábio Rodrigues e Maria Elizabete Coutinho, que logo retornaram a Campinas. Demos continuidade ao referido nos reunindo com as crianças ensinando a Bíblia para elas por 5 anos sob uma grande mangueira, no carente bairro Parque das Flores. Em 2001 adquirimos um terreno ao lado da referida mangueira, onde em 2002, construímos a casa de oração. A inauguração aconteceu com a realização do I PROMINE. Desde então, esta nova congregação da Igreja no Planalto é assistida pelos obreiros: Luciano Borges e Gláucia Camargo, que vieram das Igrejas Cristãs de Lages de Paracambi-RJ e Olaria, Rio de Janeiro, para se integrarem à Equipe SEARA.

 

v Em julho de 1999, iniciamos a igreja na cidade de Santa Maria, a 61 km de Natal e a 15 km de Riachuelo. O inicio desta nova igreja foi diferente das demais, pois a iniciamos com a realização de um projeto missionário, em julho de 1999, com o apoio da JUVEP. Nesse projeto 108 decidiram-se por Cristo mas somente 8 permaneceram, alguns dos quais foram arrebanhados por uma igreja pentecostal. Hoje temos ali uma igreja florescente. Em janeiro de 2000, a Igreja Cristã do Planalto, enviou o casal de obreiros: Eliel Sola e Heliane de Oliveira, para dar os cuidados pastorais a este novo trabalho. Em 2007 adquirimos um terreno, e em 2009 construimos a casa de oração, inaugurada dia 26 de setembro de 2009. Por estes anos todos, esta congregação se reuniu em 4 lugares diferentes, até ter seu próprio templo.

 

v  Em 2004, iniciamos a evangelização da cidade de Jucurutu, a 280 km de Natal e a 40 km de Tenente Laurentino Cruz. Adquirimos em 2006 um terreno, com uma casa simples, em frente à Praça Aloísio Alves, no bairro Freitas.

 

v  Em 2004, a Igreja Cristã do Conj. Cidade Praia, e Ceará Mirim, passaram a fazer parte do ministério SEARA, tornando-se uma congregação da Igreja Cristã Evangélica do Planalto. As atividades da congregação em Ceará Mirim estavam paradas.

 

v  Em 2005 reformamos e adequamos a casa de oração, com a construção de salas para EBD banheiros. Nos dias 9 a 23 de janeiro de 2006, realizamos o III PROMINE, para reativar o trabalho com esse projeto de impacto evangelístico

 

A Equipe SEARA começou a ser formada em 1995, com a irmã Lieselotte Hundt. Em 1196 chegaram para compor a equipe SEARA os irmãos Silvio e Andrea Agostinho e Fábio R. e Maria Elizabete Coutinho, que tiveram uma passagem rápida pelo trabalho retornando as suas origens.

 

Em 1999 a Igreja no Planalto reconheceu e recomendou os irmãos Joneri e Soeli Lima; Eliel Sola e Heliane Oliveira, ainda com a chegada de Luís Vicente Fávero César, a equipe foi ampliada. Em 2002, chegaram Luciano Borges e Gláucia Camargo e com o casamento de Luís com Lillian a equipe SEARA continuou crescendo. Luís e Lillian retornaram a Juiz de Fora em dezembro de 2008, deixando assim a equipe SEARA.

 

A EQUIPE SEARA ATUALMENTE É ASSIM FORMADA:

 

1) Celso Luiz e Josiane D. H. Castro (Filhos: Filipe e André) – Fundadores da SEARA, residindo temporariamente em Curitiba - PR

2) Lieselotte Hundt – residente em Natal - RN

3) Joneri e Soeli Lima (Filhos: Joneri Jr. e Jean Ricardo) – residem em Natal - RN

4) Eliel e Heliane de Oliveira (Filhos: Sofia e Heitor) – residem em Natal - RN

5) Luciano Borges e Gláucia Camargo (Filhos: Davi e Paulo) – residem em Extremoz – RN

 

Ofertas e contribuições para a obra missionária desenvolvida pela SEARA, podem ser feitas pelas contas bancárias em nome da SEARA:

 

BANCO DO BRASIL: Agência 3293-X; Conta Corrente: 11.385-9

BANCO BRADESCO: Agência 2134- 2; Conta Corrente: 019261-9

 

DIRETORIA:

 

Celso Luiz Castro – Presidente

Joneri G. Lima – Vice Presidente

Eliel Sola de Oliveira – Secretário

Lieselotte Hundt – 2º Secretário

Luciano Borges Camargo – Tesoureiro

Francisco Henrique da Silva – 2º Tesoureiro

 

 

PortugusBrasilEnglish (UK)