Imprimir

Escola Comunitária de Música

COMO SURGIU? 

A Escola Comunitária de Música surgiu como resultado de uma preocupação da SEARA e a Igreja Cristã Evangélica, em intervir no cotidiano das crianças, adolescentes e jovens do bairro Planalto- Natal, onde está inserida, observando o alto índice de ociosidade da referida clientela, fora do seu horário escolar, cuja ociosidade os tem levado a se envolverem em práticas perniciosas que as escravizam e as destrói: física, psíquica e espiritualmente.

Aliado a essa percepção e reconhecendo a presença marcante da cultura e da musicalidade na vida do nordestino, planejamos então dar passos importantes, aproveitando essa realidade, estabelecendo algo na área de música que pudéssemos oferecer a esse público alvo e assim contribuirmos de modo prático com as famílias desse nosso público alvo, dando-lhes além de uma ocupação, uma formação cultural e musical.

Além da percepção dessa realidade social, algo que nos motivou muito, foi a disposição da saxofonista Suzete Maria Costa dos Santos, sertaneja, da cidade de Cruzeta e residente em nosso bairro, sendo um fator essencial a um projeto de tal envergadura, nascendo deste modo, em 2004, a Escola Comunitária de Música.

Como a cidade do Natal tem a presença das Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) e a Polícia Militar, e sabendo que, um jovem com formação musical, é um candidato em potencial para incorporar-se a uma dessas instituições com possibilidades de um emprego seguro e um futuro melhor, é que esse projeto foi ganhando consistência.

Os passos seguintes foram além de procurarmos ter dados mais concretos, fizemos uma pesquisa domiciliar, contando com a participação da Sra. Líllian F. N. Fávero César, que se graduava em Serviço Social pela UFRN, não só na pesquisa, mas também procurando dar ao projeto uma credibilidade científica, para sabermos do interesse da comunidade de um projeto como esse, cujo resultado foi animador.

Mas como ser um agente restaurador e transformador de vidas se só tínhamos a visão, a vontade e o material o humano e não dispúnhamos de recursos materiais para concretizá-lo?

Como resposta a essa limitação financeira é que elaboramos um Projeto a fim de socializarmos esta necessidade e visão e, assim, despertarmos tanto amigos, familiares, como pessoas jurídicas, o desejo de se associarem conosco para o inicio da Escola Comunitária de Música.

Inicialmente ganhamos um aporte financeiro da Visão Mundial, que nos possibilitou adquirir os seguintes instrumentos: 32 flautas soprano; 12 flautas contralto; 04 timbas, 02 Afoxés; 02 chocalhos; 04 ovinhos; 04 ganzás; 04 triângulos; 01 guitarra; 03 violões; 01 contra-baixo e 01 bateria. Além disso o seguinte material de apoio pedagógico: 01 lousa; Giz; 01 lousa pautada e 55 cadernos de música; e dos seguintes móveis: 01 mesa; 02 cadeiras; 50 carteiras e 01 bebedouro.

 

OBJETIVOS:

1. Trabalhar a coordenação psicomotora de cada aluno.

2. Educar as crianças e adolescentes na sua musicalização, criando nelas um gosto pela música, cultura, arte, como também pelos estudos.

3. Formar músicos para:

a. Composição de uma banda de música no bairro do Planalto.

b. O mercado de trabalho secular;

c. O mercado de trabalho do segmento religioso.

4. Propor uma nova concepção de vida, valores e uma nova cosmovisão, que resulte na mudança de caráter e de vida das crianças e adolescentes.

5. Ser um instrumento de terapia ocupacional, a fim de contribuirmos na redução do índice de marginalização infantil, sendo um elemento inibidor e/ou restaurador daquelas cujas vidas já estão envolvidos na marginalidade.

6. Contribuir na melhoria do desempenho escolar através de aulas de reforço nas disciplinas e áreas em dificuldade, bem como ajudando a resgatar a dignidade humana e na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes em situação de risco, dando-lhes uma profissão.

 

COMO FUNCIONA? 

A Escola Comunitária de Música iniciou com crianças e adolescentes freqüentadores da Igreja Cristã Evangélica e alguns da comunidade local, na faixa etária de 6 a 20 anos, em horários intercalados aos horários escolares.

A iniciação musical se dá de forma teórica e prática, procurando desde o início promover o interesse pela música, trabalhando nesse primeiro momento alguns instrumentos de percussão como: Ganzá, Afoxé, Triangulo, Timba, Ovinho, Chocalho e Tamborim; e num segundo momento, trabalhando instrumentos de sopro como a Flauta Doce, para posteriormente irmos introduzirmos outros instrumentos de sopro.

A ECM, iniciou tendo como professores: Suzete M. Santos e Luís Vicente. Hoje ela funciona tendo como professor somente a Suzete Santos. Neste tempo de funcionamento, pudemos observar o crescimento de muitos de nossos alunos em todos os sentidos. Alguns deles, já na adolescência, estão freqüentando as reuniões da Igreja Cristã Evangélica no Planalto.

Para maior valorização deste investimento, reconhecemos que cada aluno deve contribuir com uma taxa simbólica mensal de manutenção. Em face da dificuldade de alguns nessa contribuição, temos trabalhado a prática do apadrinhamento, buscando dentre os amigos, parentes e pessoas jurídicas esses padrinhos, que possam assumir o compromisso em adotar esses alunos carentes.

Recentemente ganhamos dois instrumentos de sopro usados, os quais passaram por reformas para serem usados, mas ainda temos grande carência de mais instrumentos, especialmente na fase atual. Para isso, contamos com o seu apoio!

“PASSA EM NATAL E AJUDA-NOS!”

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: 

Casa de Oração

(Templo da Igreja Cristã Evangélica)

Rua Santo Antônio, 98 – Planalto – 59067-835 – NATAL - RN

 

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando” – Tiago 4: 17. “Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos”. Mateus 20: 28

Doações á Escola Comunitária de Música, em dinheiro e em instrumentos devem ser feitos em nome de:

Serviço e Evangelização e Assistencial de Restauração Ágape-SEARA

Rua Santo Antônio, 98 – Planalto – NATAL – RN

Contatos: (41) 3352.7675 e/ou (84) 3218.5188

CNPJ – 00462.839/0001- 41

 

PortugusBrasilEnglish (UK)